3 de abr de 2012

Respect Lost Festival 2012


O núcleo RESPECT leva aos amantes da psicodelia mais uma edição de experiência coletiva. Durante 4 dias vamos fortalecer nossa comunidade, construída a partir da Paz, da Arte, do Respeito pelo próximo e da admiração pela natureza. As areias de “Ilha Comprida”, um dos maiores berçários de vida marinha do planeta que compreende, num só lugar, 4 ecossistemas: mangues, dunas, restingas e Mata Atlântica e enfim nossa saudosa casa para mais um ritual!


flyer.jpg


Harmonizados com a natureza, a Respect, inovadora na gestão e compensação ambiental, propõe uma série ações durante o Festival, sustentabilizando seus processos, suas vivencias e toda nossa estadia na Ilha Comprida. Mistura de desenvolvimento, sustentabilidade, tecnologia, meio ambiente, economia, ecologia, natureza, diversão e arte em um só festival.

Para o Lost Festival 2012, a Physis SDA em parceria com a organização do evento realizará diversas ações ambientais.



O Projeto EVENTO LIMPO® se baseia nos princípios técnicos da Gestão Ambiental, onde somente através de melhorias em produtos, processos e serviços serão obtidas reduções nos impactos ambientais por eles causados. Ele tem como finalidade  promover a gestão ambiental de eventos, com soluções sustentáveis que visam a redução dos impactos ambientais gerados pelo lixo produzido e pela infraestrutura desde quando surge a ideia do evento até a sua total desmobilização.

Ações ambientais:

• Consultoria ambiental para a gestão sustentável do evento nas questões:
  * Infra-estrutura;
  * Logística;
  * Seleção de materiais sustentáveis;
  * Redução no consumo de água e energia;
  * Alternativas de redução na geração de resíduos sólidos;
  * Elaboração de ações para a conscientização ambiental do público; valorização dos resíduos recicláveis e redução do desperdício;
  * Comunicação e dispositivos para viabilizar a implantação das ações ambientais.

• Planejamento e Coordenação de todas as ações ambientais implantadas no evento;

• Gerenciamento de Resíduos Sólidos;
  * Confecção de lixeiras para uso durante o festival;
  * Compostagem dos resíduos orgânicos;
  * Reciclagem dos resíduos secos;
  * Distribuição de cinzeiros de bolso para o gerenciamento do microlixo;
  * Separação e reciclagem do óleo de cozinha utilizado nas áreas de alimentação;

• Montagem do Centro de Triagem de Resíduos (CTR) da Physis SDA, onde é realizada a separação in loco dos diferentes materiais recicláveis gerados antes, durante e depois do festival;

• Relatório Evento Limpo e Certificação Ambiental.

Além destas ações, diversas outras serão implementadas no festival, contribuindo não só para a melhoria da qualidade ambiental do evento como também para a sensibilização do público sobre a importância da participação de todos nesse processo. Acompanhem o site do evento e fique por dentro de todas essas novidades! Positive vibration e boa festa!
A logística de sustentabilidade será efetuada através das ações descritas abaixo.

Reciclagem:

Lixo SecoManejo, Separação e reciclagem de Todo o lixo gerado pelo Evento.

Compostagem:

Lixo Organico Instrumento disponibilizado junto a Cozinha Ecomunitária, com as devidas instruções. Este lixo será destinado a compostagem, visando à produção de adubo orgânico e a difusão da compostagem orgânica caseira, seja ela doméstica ou não.

Utilização e materiais biodegradáveis nas Construções. As estruturas construídas no festival foram edificadas utilizando-se materiais alternativos e de mínimo impacto ao meio ambiente através da Bioconstrução e da Permacultura.

Reutilização de materiais na Cenografia e Bioconstrução do Espaço. Buscamos o reaproveitamento dos materiais de decoração e figurinos.

Tratamento das águas utilizadas pelo Evento. As duchas para banhos contam com sistema de filtragem da água residual. Mas sugerimos a todos, que utilizem produtos biodegradáveis de forma a minimizar possíveis impactos ao meio ambiente.

Conscientização AmbientalUma série de ações voltadas à Conscientização Ambiental serão promovidas antes, durante e depois do evento. Oficinas de Conscientização Ecológica, Cinzeiro de Bolso, Distribuição de Sementes, Plantio e reciclagem. Limpezas coletivas da Praia.

Hospedagem de baixo impacto A acomodação do público em Campings evidencia o baixo impacto ambiental do evento se comparado a outros tipos de estrutura, mais caras e poluentes.
Compensação Ambiental:

Quando falamos em meio ambiente, a questão climática é a mais carente da compensação ambiental. Causado pela ação antrópica humana, o aquecimento global torna-se uma ameaça as presentes e as futuras gerações. Grande parte das atividades humanas emitem direta ou indiretamente gases de efeito estufa, que precisam ser compensados. Vamos calcular e compensar as emissões do Festival. O Plano de Sustentabilidade como forma de compensação ambiental será desenvolvido desde a pré-produção a pós-produção. Diversas formas de mitigação serão implementadas, como o plantio de espécies florestais nativas do Bioma Mata Atlântica, capacitação ambiental da comunidade e sensibilização do público visitante.

Serão distribuídos coletores de lixo orgânico e lixo seco, cabendo a todos a devida separação no momento do descarte.



Related Posts with Thumbnails