16 de abr de 2012

Países desenvolvidos lideram emissão de CO2


Região da Amazônia que sofreu com desmatamento na década de 80
Área da floresta amazônica que foi palco de queimadas e desmatamento na década de 80. 
Jorge Araújo-4.set.1988/Folhapress



Cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) mostram, em estudo, que países desenvolvidos como EUA, Japão e Alemanha têm taxa de emissão de dióxido de carbono (CO2) por habitante muito superior à de países subdesenvolvidos, como o Brasil.

O CO2 é considerado o maior responsável pelo efeito estufa, causador do aquecimento global. Segundo a pesquisa, a indústria e os transportes são os principais responsáveis pela emissão do gás na atmosfera.

O relatório atribui a diferença de emissão de poluentes ao nível de desenvolvimento dos países, cujo consumo de energia per capita está relacionado ao nível de industrialização do país.

A pesquisa justifica o baixo índice de liberação de poluentes na atmosfera por países subdesenvolvidos pelo predomínio do uso de energia gerada a partir de fontes "limpas", como a energia hidrelétrica e os combustíveis não derivados de petróleo, como o álcool. Os idealizadores da pesquisa, Luiz Pinguelli Rosa e Luiz Fernando Legey, apresentarão os resultados do trabalho na Eco-92.

Outra pesquisa, realizada por cientistas do Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas, ligados ao Programa das Nações Unidas sobre Meio Ambiente (PNUMA), mostra que o desmatamento da Amazônia, considerado um dos principais fatores do aumento da presença de CO2 na atmosfera, é responsável por no máximo 1,4% da emissão do gás em todo mundo.

Fonte/; Folha.com
Related Posts with Thumbnails