18 de jan de 2012

Universo Paralello 11

252305_10150211502678887_25714178886_7049015_2991118_n

A Physis SDA participou de um grande projeto na virada do ano de 2011 para 2012 - o FESTIVAL UNIVERSO PARALELLO.

O evento aconteceu na Praia de Pratigi, no município de Ituberá, 160 km ao sul de Salvador - Bahia, em uma fazenda de coqueiros com uma faixa de mar aberto de aproximadamente 40km e margeada por extensas redes de manguezais.

O festival, em sua 11º edição, fez um grande investimento na área de sustentabilidade e teve diversas ações ambientais, sendo que nossa equipe ficou responsável pela Gestão Ambiental do evento. 


Os resíduos gerados foram encaminhados ao  Centro de Triagem de Resíduos, onde todo o material foi separado, prensado e encaminhado corretamente para a reciclagem. Além do gerenciamento de resíduos também prestamos consultoria prévia ao evento, assessorando a produção sobre todas as questões ambientais pertinentes ao Festival.




Centro de Triagem de Resíduos

Material prensado
Os banheiros também foram construídos de forma sustentável. Nesta edição, foram construídos banheiros secos, onde todo material gerado será compostado e utilizado na fazenda de cocos. As duchas tiveram um sistema de filtragem de água residual, possuindo um sistema camadas de elementos filtrantes como carvão, areia, palha de casca de coco, entre outros, que evitaram a contaminação do solo e do lençol por parte das águas com sabões e xampus.


Sistema de filtragem das duchas

Também ocorreram atividades relacionadas à educação ambiental; palestras e oficinas foram ministradas às comunidades locais da cidade de Ituberá, ficando o pessoal do Circulou responsável pela organização destas atividades.


O Festival contou com construções sustentáveis nos restaurantes e no palco Concha Acústica (Chill Out), onde foram utilizados materiais alternativos como bambus, folhas de coqueiros e coqueiros velhos, improdutivos e brocados. A decoração também faz parte da sustentabilidade do evento, sendo os materiais de decoração e figurinos reaproveitados de edições anteriores do Festival e de outros eventos parceiros.


Palco Concha Acústica - estrutura feita de bambus - Foto: Isaac Braga


O UPedalada foi uma novidade divertida e ficou à disposição do público para recarga de baterias de celulares. O UPedalada é um conjunto de bicicletas geradoras de energia e para participar era apenas necessário pedalar.



UPedalada - Foto:  Psicodelia.org


O Universo Paralello teve diversas ações na área ambiental e para comprovar o evento sustentável, o evento recebeu a visita da equipe do  A Greener Festival - uma organização que avalia a sustentabilidade dos principais eventos do mundo.


Nós, equipe da Physis SDA, gostaríamos de agradecer à toda produção do Universo Paralello pela oportunidade de participar desse grande projeto, agradecemos também à toda população de Ituberá, à nossa equipe de Gestão Ambiental e aos amigos que fizemos durante esses dias de trabalho.


Equipe de Gestão Ambiental do UP


Um agradecimento especial ao nosso colaborador Douglas que participou desse projeto ajudando na coordenação da equipe de Gestão Ambiental.


Gostaríamos de desejar também um excelente 2012 à todos os amigos, clientes, leitores do blog e equipe Physis SDA!!!


Abraços
Alessandra e Vitor






Related Posts with Thumbnails