9 de nov de 2011

Farmácias podem ficar obrigadas a recolher medicamentos vencidos


Walney Rocha
Walney Rocha: farmácias também deverão informar sobre riscos de descarte inapropriado. (Jorge Serejo)


A Câmara analisa o Projeto de Lei 2121/11, do deputado Walney Rocha (PTB-RJ), que obriga drogarias e farmácias, inclusive as de manipulação, a disponibilizar recipiente para o recolhimento de medicamentos impróprios para consumo. Pelo texto, o coletor deverá ficar em local visível e conter a inscrição: “Coleta Seletiva de Medicamento”.

O estabelecimento deverá ainda informar os consumidores sobre os riscos de descarte de medicamento de modo inapropriado no lixo comum ou em ralos domésticos.

Penalidades
De acordo com a proposta, as farmácias que não cumprirem a lei ficarão sujeitas a advertência e, em caso de reincidência, poderão ser multadas.

Walney Rocha argumenta que a falta de informação e de alternativas leva as pessoas a contaminarem recursos hídricos de forma rotineira. Ele acrescenta que o descarte irregular de medicamentos “pode provocar a alteração de ecossistemas”, além de riscos graves de contaminação.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.



Íntegra da proposta:



Fonte: Agência Câmara de Notícias
Related Posts with Thumbnails