31 de ago de 2011

Estudo aponta fezes de panda como fonte para combustível alternativo


pandas (Foto: AP)
Cientistas que participam nesta terça-feira (30) de encontro da Sociedade Americana de Química, nos Estados Unidos, divulgaram pesquisa sobre o uso de fezes de urso panda na produção de biocombustíveis a partir da celulose.
Segundo especialistas, as fezes deste mamífero contêm bactérias que agem de forma intensa na quebra de matérias-primas vegetais, chamadas lignocelulose, e que são encontradas no capim, em talos de milho e lascas de madeira.
De acordo com Ashli Brown, responsável pelo estudo, a aplicação deste material orgânico poderia acelerar a produção dos combustíveis a partir de celulose e reduziria a dependência de alimentos preciosos como o milho e a cana de açúcar (principais componentes dos combustíveis alternativos criados atualmente), além do petróleo estrangeiro.
Os pandas-gigantes (Ailuropoda melanoleuca) têm bactérias em seus sistemas digestivos que quebram a celulose das plantas consumidas. Diariamente, um exemplar desta espécie consome até 40 quilos de bambu. As fezes empregadas na pesquisa, que durou um ano, vieram de animais abrigados no zoológico de Memphis.
"Esperamos que os resultados ajudem no desenvolvimento dos biocombustíveis no futuro, além de reforçar a importância da conservação da vida selvagem", afirmou Ashli.
Fonte: G1
Related Posts with Thumbnails