27 de mai de 2011

Gincana pela sustentabilidade marca a abertura da programação 2011 do SWU


O movimento de conscientização em prol da sustentabilidade SWU (Starts With You – Começa Com Você) abre oficialmente sua temporada 2011 com o lançamento da Gincana Impacto Zero SWU, que vai premiar em R$ 500 mil a equipe que apresentar o melhor projeto de sustentabilidade e maior desempenho nas provas eliminatórias.

Destinada a universitários de todo o país, a iniciativa foi criada para engajar o público jovem nas questões da sustentabilidade de forma prática e dinâmica. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas pelo portal SWU (www.swu.com.br/impactozero) até o dia 1º de junho.

Alunos de faculdades públicas e privadas poderão se inscrever na gincana, mas somente por meio das instituições onde estudam. Cada curso poderá inscrever até dois projetos de sustentabilidade para concorrer ao prêmio. Os projetos devem contemplar no mínimo um dos três pilares da sustentabilidade – ambiental, social e econômico – e serão avaliados de acordo com os critérios de relevância, viabilidade e se atendem aos quesitos da sustentabilidade. Nas fases seguintes da gincana, as equipes representantes dos projetos selecionados participarão de provas eliminatórias que vão envolver coleta e reciclagem de lixo e participarão de um reality show no canal Multishow.

“A Gincana Impacto Zero é a primeira grande ação do SWU em 2011. Ela surge como uma nova proposta de engajamento comunitário por meio do público universitário, que é um importante agente de mudanças, para ensinar, executar e divulgar as melhores práticas sustentáveis que cada um pode fazer no seu dia a dia.
Esse é um projeto que vai envolver provas desafiadoras, competição e mobilização da comunidade em torno das questões da sustentabilidade”, diz Helder Castro, Diretor-geral do SWU.

Mecânica e etapas da Gincana:

Pré-seleção – Na inscrição, os alunos devem indicar o tema central do projeto, bem como uma breve descrição, público impactado e custo previsto. Essas informações serão importantes na fase de pré-seleção, que vai de 1º a 5 de junho. Os projetos serão avaliados por um corpo técnico liderado pelo consultor José Pascowitch, da Visão Sustentável, que vai escolher 50 projetos a serem enviados para um júri.

Desses 50 trabalhos, o júri selecionará apenas 20 para a fase seguinte. Os jurados desta etapa serão o músico e ativista Marcelo Yuka; Isaac Edington, presidente do Instituto EcoD e publisher do portal EcoDesenvolvimento; e Alessandra França, presidente do Banco Pérola, que atua em microcrédito.

Os 20 projetos finalistas serão anunciados no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, quando começa a etapa de provas eliminatórias da gincana, envolvendo cooperativas de catadores de lixo para reciclagem.

Tarefa – Nesta segunda fase da gincana, as equipes universitárias representantes dos 20 projetos selecionados passarão por uma grande tarefa de separação de lixo para reciclagem. Esse trabalho será realizado dentro de aterros sanitários pelos alunos, em parceria com cooperativas de catadores. A prova acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de junho em seis capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belém, Porto Alegre e Recife.

Passam para a etapa seguinte da gincana as dez equipes que conseguirem recolher a maior quantidade de lixo em valor de mercado. Todo o dinheiro arrecadado com a venda do material reciclável será revertido para as cooperativas de catadores que contribuíram para a realização da prova.

Reality show – Os alunos das dez equipes que vencerem a etapa no aterro sanitário vão passar por uma seleção a partir de agosto para participar de um reality show de sustentabilidade. Serão selecionados dois alunos para representar cada equipe. O reality será transmitido pelo canal Multishow entre 2 de agosto e 1º de setembro, quando será anunciada a equipe vencedora.

A faculdade vencedora receberá R$ 500 mil do SWU para implementar o seu projeto de sustentabilidade, devendo prestar contas da aplicação desses recursos ao SWU. Os dois finalistas da equipe vencedora também ganharão um curso de empreendedorismo na Babson College, em Massachusetts.

As inscrições e o regulamento completo da Gincana Impacto Zero SWU estão no portal www.swu.com.br/impactozero.

Programação 2011 – A programação completa do SWU em 2011 será anunciada em coletiva de imprensa no dia 8 de junho, em São Paulo. Na ocasião serão apresentadas as ações de sustentabilidade do movimento e as atividades culturais.

Sobre o SWU

O SWU (Starts With You – Começa Com Você) é um movimento que convida a repensar atitudes, trazendo o debate sobre sustentabilidade para a esfera individual de ação – demonstrando como as nossas escolhas diárias podem contribuir para um mundo mais equilibrado e para a união de conceitos do quadruple bottom line: econômico, humano, ambiental e cultural. Idealizado por Eduardo Fischer, presidente do Grupo Totalcom, o movimento teve início em junho 2010 com uma plataforma de ações de comunicação e engajamento que teve como seu primeiro grande marco de celebração o SWU Music andArts Festival.

Fonte: Revista Meio Ambiente Industrial
Related Posts with Thumbnails