27 de out de 2010

Tingimento ecológico

Empresas apresentam ações em prol do meio ambiente

A Golden Tecnologia participa do ITMF 2010 (International Textile Manufacturers Federation) com uma novidade que promete ser um dos grandes destaques do evento: o Dye Clean, um processo de tingimento totalmente inovador, que reaproveita a água utilizada nos banhos, sem a necessidade de tratamento ou filtração intermediária. De acordo com Lourival Flor, diretor da empresa, a tecnologia, inédita para o setor, foi fruto de um estudo de pesquisadores da Universidade Politécnica da Catalunha, na Espanha e viabilizada por investimentos da Golden.

"Com o Dye Clean, o processo de tingimento por esgotamento tem uma economia de até 80% de água, 50% de químicos e auxiliares e 80% de sal, este último o componente que exige tratamentos de alto custo para ser retirado da água que é descartada", explica.

A criação do Dye Clean, que reutiliza os banhos no tingimento dos tecidos, é uma iniciativa sustentável da Golden Tecnologia e mais um exemplo de seu comprometimento com a preservação dos recursos naturais. São vários, e exclusivos, os benefícios do processo. Entre os destaques estão: redução drástica da salinização dos corpos de água; redução do consumo de água limpa;redução no consumo de produtos químicos orgânicos e inorgânicos; maior segurança na igualização das cores; maior reprodutibilidade entre lotes de mesma cor e adequação a futuras exigências legais na preservação e trato dos recursos naturais.

A corretora Economize no Seguro também tem conseguido bons resultados com a informatização de seus processos. Com isso, estão sendo economizados 90% do uso de papel e propiciou a economia de recursos e a preservação do meio ambiente. Com essa ação, todos os seus documentos são controlados de forma eletrônica evitando o uso de papel.

Fonte: Pra Melhor Ambiental

Related Posts with Thumbnails