21 de set de 2010

Contato Verde - UFSCar/SP



O 4º CONTATO - Festival Multimídia de Rádio, TV, Cinema e Arte Eletrônica, promovido pela UFSCar/SP, realiza duas ações para diminuir o impacto ambiental do evento e conscientizar a população sobre a questão ambiental. As atividades são produzidas por uma frente chamada "Contato Verde" e buscam fazer com que tanto a equipe organizadora quanto o público do Festival sintam naturalmente como as pequenas mudanças em seus hábitos podem melhorar a relação com a natureza. A partir disso, a quarta edição do CONTATO incentiva o uso de bicicletas durante sua realização, de 7 a 12 de outubro, disponibilizando, gratuitamente, algumas bicicletas ao público e promovendo a coleta de resíduos recicláveis.

Para desenvolver parte dessas atividades, o Festival precisa de bicicletas que estão sem uso nas casas de toda a comunidade. Em uma parceira com a empresa Ciclo Pedal, de São Carlos, o 4º CONTATO conseguirá reformar essas bicicletas deixando-as aptas para uso. Depois de prontas, as bicicletas serão disponibilizadas durante o Festival na Praça Coronel Salles, entre os dias 9 e 11 de outubro, das 18 às 23 horas. O objetivo é fomentar o uso de bicicletas como lazer e meio de transporte que não polui o ambiente. Para utilizar as bicicletas basta deixar um documento que será devolvido após a utilização das mesmas. Depois do encerramento do 4º CONTATO, as bicicletas reformadas serão doadas para uso comunitário dos alunos dos alojamentos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da USP, do campus São Carlos.

Outra iniciativa do Festival é a promoção da coleta de resíduos recicláveis na Praça Coronel Salles, também entre os dias 9 e 11 de outubro, das 11 às 23 horas. A ação tem o objetivo de conscientizar a população e mostrar como é fácil e rotineiro não poluir o meio ambiente, por meio da separação e destinação corretas de resíduos. Os resíduos coletados serão materiais recicláveis como lata, vidro, papel e plástico limpos, além do óleo de cozinha usado. Os materiais devem ser entregues na barraca da "Coopervida", instalada na II Feira de Economia Solidária, que acontecerá juntamente com o CONTATO. Na barraca será mostrado o que pode ser feito a partir dos resíduos e porque é importante separar o lixo. A ação também aceitará doações de objetos usados como CDs, LPs, livros e histórias em quadrinhos que devem ser entregues na barraca do "Ateliê Arte Na Ativa".

Mais informações: www.contato.ufscar.br
Telefone (16)3351-8099.

Fonte: Pra Melhor Ambiental

Related Posts with Thumbnails