15 de jul de 2010

Physis SDA realiza a Gestão de Resíduos do evento "São João em São Paulo"

Figura 1 - Centro de Triagem de Resíduos (CTR)

A Physis Soluções em Desenvolvimento Ambiental realizou nos dias 18, 19 e 20 de junho de 2010 um trabalho de gestão de resíduos no evento “São João em São Paulo”, no Sambódromo do Anhembi. A empresa ficou responsável pela coleta, armazenamento, transporte e destinação final de todos os resíduos gerados nas etapas de montagem, realização do evento e desmontagem.

Os principais objetivos foram:

  • Reduzir o volume de resíduos enviados aos aterros sanitários;
  • Viabilizar a reciclagem e o reaproveitamento dos resíduos, promovendo sua valorização;
  • Promover a sensibilização e educação ambiental aos visitantes e toda equipe operacional envolvida; e
  • Disseminar os valores da sustentabilidade.

Os objetivos foram alcançados através da correta separação do lixo entre material reciclável e não reciclável. Os resíduos comuns foram classificados como de classe IIA e IIB, constituídos principalmente por matéria orgânica (restos de comida) e resíduos de varrição. Quanto aos resíduos recicláveis, os mesmos foram classificados da seguinte maneira:

· Alumínio;

· Copos plásticos;

· Garrafas PET;

· Papel;

· Sacos plásticos; e

· Vidro.

Quanto ao volume de resíduos gerados, em função do trabalho de gestão de resíduos desenvolvido, teve-se uma redução de 40% da quantidade de lixo enviado ao aterro sanitário, tendo em vista que foram separados mais de 60m³ em resíduos recicláveis. Consequentemente foi possível uma redução de custos significativa quanto ao aluguel das caçambas que seriam necessárias para a disposição dos resíduos recicláveis.

Por fim, com este trabalho, foram atingidos todos os objetivos propostos para o evento “São João em São Paulo”, contribuindo para a redução de resíduos destinados aos aterros sanitários, melhoria na qualidade do meio ambiente, disseminação dos valores de sustentabilidade ao público em geral, geração de renda por meio do beneficiamento dos resíduos recicláveis coletados, dentre outros.


Vitor Yuki - Diretor Geral



Related Posts with Thumbnails