24 de mar de 2010

SMA lança programa Adote uma Nascente

A Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo – SMA lança na segunda-feira, 22.03, Dia Mundial da Água, o Adote uma Nascente – Programa de Proteção e Recuperação de Nascentes, às 10h na Fazenda Santa Sofia, no município de Santa Adélia. O programa tem como objetivo incentivar a proteção de nossos recursos hídricos por meio da identificação, cadastro e compromisso de proteção das nascentes. Preservar esses locais ajuda a garantir a qualidade e quantidade da água de rios, córregos e outros cursos d’água, em especial aqueles que contribuem para o abastecimento.

Aqueles que tiverem uma nascente em sua propriedade, mas não tiverem recursos para preservá-la, poderão disponibilizar a área para ser adotada por outra pessoa ou entidade. Qualquer pessoa, física ou jurídica, poderá adotar uma nascente e garantir a proteção, manutenção ou recuperação da vegetação em seu entorno. Um agricultor familiar, um fazendeiro, um empresário, uma escola ou universidade, uma ONG, ou a própria prefeitura podem fazer a adoção.

A SMA tem o papel de aproximar os proprietários que não possuem recursos próprios para recuperar suas nascentes, dos interessados em financiar a recuperação da área. O processo de adoção será feito por meio do site www.ambiente.sp.gov.br/adoteumanascente , que começa a funcionar no dia 22.03. Lá será possível se cadastrar e obter informações sobre o que é necessário para recuperar e proteger nascentes. O “padrinho” da nascente receberá um certificado da SMA e poderá batizá-la com o nome de sua escolha.

Na ocasião também será lançado o SOS Rio São Domingos, programa de recuperação de mata ciliar do rio. Com sua nascente no município de Santa Adélia, o rio São Domingos integra a Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos – UGRHI Turvo/Grande. A bacia está caracterizada em situação crítica, uma vez que a capacidade hídrica da região não corresponde com a demanda. Por isso, para garantir a sobrevivência do rio e o abastecimento das cidades, as prefeituras dos municípios de Santa Adélia, Pindorama, Catanduva, Catiguá, Tabapuã, Uchôa, Ariranha e Cedral realizarão um trabalho integrado de recuperação.
Related Posts with Thumbnails