9 de fev de 2010

Produtores rurais adotam medidas para reduzir impacto de gases emitidos por rebanhos


Os produtores rurais do estado de São Paulo estão adotando medidas para reduzir o impacto das emissões de metano pelos animais. O metano é um dos gases causadores do efeito estufa.

A utilização de técnicas adequadas, como a melhoria na qualidade da alimentação dos rebanhos, manejo das pastagens e uso de aditivos alimentares, podem contribuir para a minimização das emissões, segundo estudo publicado por Claiton André Zotti e Valdinei Tadeu Paulino, do curso da área de produção animal sustentável do curso de pós-graduação do Instituto de Zootecnia, vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.

O trabalho "Metano na produção animal: emissão e minimização de seu impacto", apresentou técnicas de medição de metano ruminal, gerado pela digestão dos animais, e as vantagens econômicas e ambientais da redução desses gases.

Foram apontados, ainda, os fatores que influenciam na emissão de metano pelo gado e consideradas estratégias que poderiam ser adotadas para que os níveis dos gases sejam diminuídos.

Segundo os pesquisadores, muitas dessas estratégias são adotadas pelos produtores com objetivo de otimizar a produção, reduzindo a idade de abate."Para isso, torna-se fundamental a adoção de pesquisas que possibilitem ao setor produtivo manter a sua expansão sobre uma base de melhor intensidade tecnológica, gerando benefícios econômicos e ambientais à pecuária", destacaram. (Fonte: Ambiente Brasil)
Related Posts with Thumbnails