5 de jan de 2010

Identificada a árvore mais velha e mais resistente do mundo

Um grupo de pesquisadores da Universidade da Califórnia identificou neste estado americano, no meio das montanhas Jurupa, uma árvore que tem mais de 13 mil anos de idade, ou seja, que surgiu ainda na Idade do Gelo.

A planta de 25 m de altura é um carvalho (cujo nome científico é Quercus palmer) está em uma região árida e se formou a partir de um conjunto de arbustos clonados.

Para estimar a idade, os especialistas avaliaram a taxa de crescimento dos anéis do tronco.

Os cientistas dizem que a planta só conseguiu sobreviver aos efeitos extremos das mudanças climáticas por ter uma forte capacidade de se regenerar.

Jeffrey Ross-Ibarra, coordenador do estudo, disse que a espécie é conhecida por estar presente em regiões muito mais úmidas e frias de onde o exemplar mais velho foi achado.

"Em contrapartida, essa está encravada entre pedras de granito em cima de uma colina."

A equipe descreveu ainda no estudo publicado pela revista virtual científica PLoS ONE que o carvalho tem uma forma incomum de crescimento. Um teste genético mostrou que os caules partem de uma única base.

Eles disseram que o crescimento por “clonagem” geralmente acontece após uma queimada. Com o tempo, a madeira central forma novos arbustos deixando para trás outras formações de caules. (Fonte: AmbienteBrasil)
Related Posts with Thumbnails