24 de nov de 2009

Expobrasil

Eu sei que já está em cima da hora, mas o evento parece legal!!!

8ª Expo Brasil Desenvolvimento Local

De 25 e 27 de Novembro, acontece em São Paulo, região Sudeste do País, a oitava edição da Expo Brasil Desenvolvimento Local. O evento deve reunir gestores públicos e representantes de movimentos sociais, além de especialistas em Desenvolvimento Local, do Brasil e de países como Portugal, Cabo Verde, Bolívia e Chile.

Com o tema central "Cidades Sustentáveis", o objetivo é debater os avanços, retrocessos e novos desafios da área. Durante o evento devem acontecer palestras, painéis temáticos, oficinas e mini-cursos. A estimativa é de que o encontro atraia aproximadamente 3 mil pessoas, que também poderão conferir a feira de projetos, produtos e serviços associados ao desenvolvimento local.

Um dos temas em destaque nas discussões é a Construção de novos rumos face à atual crise sistêmica no padrão de desenvolvimento. Os debates abrangem as áreas econômica, política, cultural e ambiental.
Cada edição é realizada em uma cidade diferente. Brasília, capital do País, foi sede da primeira edição em 2002. Nos anos seguintes a Expo Brasil foi realizada em Belo Horizonte (MG), Olinda (PE), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Natal (RN) e Cuiabá (MT), respectivamente.

Caio Silveira, membro da Coordenação Geral da Expo Brasil, comenta que o intuito é articular uma influência estratégica de modo a se pensar na questão do desenvolvimento territorial com participação local e nos convida a uma reflexão: "Existe desenvolvimento sustentável sem protagonismo local?"

Ele ressalta ainda o caráter de aprendizagem compartilhada que o evento propõe. "É escola de participação, troca de experiências e reunião de diversos segmentos. O evento também é inclusão social", declara.

Entre os objetivos, o coordenador destaca ainda a visibilidade que o tema ganha com esses debates através do processo de mobilização, articulação e parceria entre os organismos. "É uma visão mais abrangente sobre o desenvolvimento sustentável. É a chamada mudança de rumos que inclui a questão ambiental, cultural e democracia econômica", enfatiza.

Ao longo dos oito anos de Expo Brasil, Caio diz que o avanço sobre o tema não é um processo curto, mas ele ressalta que questões sobre desenvolvimento sustentável e territorial, estão mais em pauta atualmente, do que há oito anos. "A mobilização é grande e acaba influenciando na construção de políticas públicas".

Ele finaliza dizendo que é importante exercer a participação social e o protagonismo da população, a fim de que a sociedade não seja apenas um agente passivo à espera de políticas públicas. "Precisamos sintonizar na base da sociedade".

O evento é gratuito e aberto ao público. Mais informações pelo site:
http://www.expobrasil.org.br

8ª Expo Brasil Desenvolvimento Local

Quando: de 25 a 27 de novembro de 2009

Local: Palácio das Convenções do Anhembi (SP)

Fonte: Revista Envolverde

Related Posts with Thumbnails